A importância de respeitar os limites de tempo do concreto para sua aplicação - Supremo Secil Cimentos

A importância de respeitar os limites de tempo do concreto para sua aplicação

O concreto possui um prazo de validade?

A resposta para esta pergunta é sim, visto que o concreto é um material perecível, a NBR 7212 – Concreto Dosado em Central, estabelece que a partir do momento que o concreto é produzido, este possui um prazo de transporte e lançamento de 150 min (02:30).

Qual o motivo para este tempo estabelecido de duas horas e meia?

É a  partir deste momento que se inicia o processo de inicio de pega do concreto, onde o mesmo ira começar a passar do estado plástico para o estado endurecido. Caso o concreto ainda esteja sendo lançado ou manipulado, as reações químicas do cimento irão ser prejudicadas, acarretando em um concreto com menor performance do que deveria ter. Dentre os fatores que podem acelerar ou retardar esse processo de inicio de pega podemos destacar a temperatura ambiente e do concreto, tipo e consumo de cimento, teor e tipo de aditivo e relação água/cimento. Afim de exemplificar um pouco a questão, foi realizado um simples comparativo, avaliando um dos principais parâmetros do concreto após seu vencimento, a resistência a compressão. 

O estudo foi realizado com cimento CP V ARI com a utilização de aditivo polifuncional de pega normal em dosagem de 0,80 % s.p.c , sob uma temperatura controlada em laboratório de 23+-2°C.

Como podemos observar no gráfico acima, após o seu vencimento o concreto vem perdendo seu potencial de resistência final. Visto que este teste não foi realizado a redosagem do mesmo para um mesmo abatimento de lançamento, fato este que poderia potencializar mais ainda esta queda de resistência.

Quais cuidados devemos tomar com este importante tema ?

Cabe tanto a empresa de serviço de concretagem quanto o contratante do serviço, se atentarem a alguns fatores como frota ,logística, tempo de produção do concreto, trânsito, acessos ao canteiro de obra, preparação e liberação da estrutura a ser concretada, equipamentos e mão de obra suficientes para o serviço, tudo isso com um só único objetivo, evitar ao máximo a utilização de concreto vencido.

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp