Concreto submerso: como fazer e aplicar técnicas - Supremo Secil Cimentos

Concreto submerso: como fazer e aplicar técnicas

É fato que o cimento é um dos produtos mais utilizados no mundo todo, revolucionando o mercado da engenharia e a forma como as cidades foram construídas. Além disso, ele está em quase todo tipo de construção, desde uma casa até a obra mais grandiosa e complexa. 

Porém, você já se perguntou como as obras são construídas no mar, rios ou dentro de um espaço com água? Como é possível erguer pontes, vigas e afins? Neste texto, iremos explicar sobre o concreto submerso, mais precisamente o que é, como executá-lo corretamente e qual a importância de cada etapa. Continue a leitura!

O que é Concreto Submerso?

Esse nome é dado para o concreto aplicado em presença de água, como por exemplo, a concretagem na região litorânea ou também em lençóis freáticos. Além disso, as estruturas submersas em água salgada e água doce, obras em barragens, estruturas de contenções e fundações também fazem parte.

O concreto submerso é considerado um concreto especial. Ele possui características específicas em relação aos outros tipos de concretos. Destaca-se a fluidez e a coesão. A primeira atribui-se ao compósito mais dinamismo em seu espalhamento submerso e garantir o escoamento do material, já a coesão mantém sua heterogeneidade ilesa.

Como é feito?

Pela tubulação, conhecida como tremonha, é a forma mais conhecida para realizar a concretagem submersa. Essa tremonha despeja o concreto, em moldes, para a parte inferior até transbordar. Os moldes podem ser de madeira ou até mesmo de metal. As que são de madeira são retiradas após a finalização e fixação da estrutura. Já as de metal podem se tornar parte da estrutura.

É importante ressaltar que, quando utilizado em obras submersas, o concreto não deve se misturar com a água ou ao solo. É recomendado uma elevada quantidade de materiais finos, como: fíler calcário, sílica ativa e areia fina para alcançar níveis corretos

Concretar na água é mais difícil? 

Concretar na água pode parecer e ser mais complicado que o normal, mas não é impossível. O desenvolvimento de traços se torna ainda mais indispensável. De forma geral, realizar o concreto sem planejamento é sempre um perigo. Nesse caso, do concreto submerso, a chance de erro é maior. Por isso, faça um planejamento de obra, sempre com a ajuda de um profissional. Em caso de estruturas construídas em terrenos que não estão estáveis, é necessário a fixação de estacas escavadas e tubulões.

A operação das unidades de Concreto Supremo conta com uma equipe de profissionais e especialistas que trabalham para encontrar as melhores soluções técnicas para cada tipo de necessidade, sempre com o melhor custo-benefício para os nossos clientes.

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp