Nas últimas décadas, a sustentabilidade vem ganhando cada vez evidência no mundo todo. Preocupações com meio ambiente, alterações no clima, diminuições de geleiras, preservação da biodiversidade, garantia de qualidade de vida, processos econômicos, sociais e culturais são os principais fatores que englobam e giram em torno da palavra sustentabilidade. A origem é do latim, “sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
Atualmente, a sociedade em si já visa e prefere processos que sejam e utilizem meios sustentáveis devido à preocupação com o presente e o futuro. Isso evidencia que a construção civil também precisa se adequar aos processos corretos e que não comprometam a natureza e o planeta. Isso faz com que empresas busquem implantar e adaptar a sustentabilidade no dia a dia e também em processos das obras. Com a ideia de garantir que os efeitos no meio-ambiente sejam limitados em todas as etapas e setores da obra, a sustentabilidade vem sendo aliada direta para garantir mais qualidade e comprometimento com a sociedade e a natureza.
Preparamos algumas dicas de como você pode diminuir os impactos negativos no planeta e deixar sua obra mais sustentável. Continue a leitura!
- Aditivos para concreto
Os aditivos vêm se tornando cada vez mais uma opção sustentável para a construção civil, isso porque, com esses aditivos, é possível preparar concreto e argamassa com muito menos cimento, logo, economizando de forma geral a principal matéria-prima da obra.. Por melhorar o desempenho do produto final, auxilia também na durabilidade, considerando a redução entre água e cimento. O aditivo é colocado na mistura de cimento, água, areia e brita, com isso, proporciona vantagens para a concretagem, além de que proporciona maior economia de água na obra.
- Qualidade dos materiais
Estar atento à qualidade dos materiais que serão utilizados é a primeira preocupação que se deve ter. Isso porque caso não sejam adequados podem agredir o meio-ambiente, considerando o processo de fabricação até o momento de realizar o descarte na obra. Utilize produtos que estão ligados à sustentabilidade, como materiais biodegradáveis, tintas, colas, impermeabilizantes e solventes.
- Descarte de resíduos
Desde pequenas até grandes construções, essa é uma etapa importante para quem deseja aderir a sustentabilidade na obra. A caçamba é uma forma de conseguir armazenar os resíduos que sobram nas pequenas e médias construções. É claro, o direcionamento dessa caçamba deve ser correto. Nas grandes edificações, as construtoras necessitam planejar a forma correta de descarte, visando a separação correta desde o início até o fim da obra.
- Racionamento de água
O racionamento de água é uma das principais questões na obra. Isso porque evitar o desperdício é importante para contribuir com a sustentabilidade. Uma das maneiras de economizar água na construção civil é através da água da chuva. A captação pode ser realizada no canteiro de obras com a criação de cisternas, que podem utilizar um sistema próprio de filtração. Essa água é boa para limpezas, irrigar plantas e também para resfriamento de equipamentos.
Utilizar baldes ao invés de mangueira também é uma forma de evitar o desperdício.
- Iluminação
As lâmpadas de LED produzem menos calor em comparação com as convencionais. Elas produzem cerca de 95% de luminosidade e o restante é energia. Já as convencionais realizam o papel inverso, onde apresentam 80% de calor e somente 20% de luz. As de LED, além de gastar menos energia, são mais eficientes. Buscar coletores solares térmicos, painéis fotovoltaicos, mini-turbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa também ajudam na preservação e economia.
Outra saída é planejar ter mais a iluminação natural, em vez da artificial.
- Telhado Verde
A implantação de um telhado verde consiste em uma camada orgânica (com gramas e plantas) sobre uma base impermeável. Essa forma dispõe diversos benefícios, como o aconchego térmico e acústico da construção, facilita a drenagem da água. Além disso, chama a atenção para aqueles que gostam de designers arquitetônicos inovadores.
- Tinta Biodegradável
A tinta biodegradável é produzida à base de óleos vegetais, que não são agressivos ao ambiente ou ao homem. Com isso, diferente das tintas convencionais, que eliminam os derivados de petróleo e elementos sintéticos ao descascar ou em caso de demolição, as naturais não são poluentes químicas ao solo.
- Dê preferência para empresas são comprometidas com a sustentabilidade
Busque dar preferência para marcas que visam estar comprometidas com a sustentabilidade e proteção do meio ambiente. A Supremo Secil Cimentos realiza ações para desenvolver atividades e estimular mais práticas sustentáveis na sociedade. Na fábrica Supremo de Adrianópolis, a fábrica de cimento mais moderna do Brasil, a produção conta com a queima de combustíveis alternativos como uma forma de sustentabilidade, buscando formas de evitar a emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente. Conheça aqui mais projetos criados pela Supremo