Com o intuito de ligar um pavimento a outro, as escadas são fundamentais em toda casa ou construção que possui mais de um andar. Além de terem essa função, elas também são peça-chave da arquitetura da casa e também ligam um pavimento ao outro, facilitando a passagem dos moradores e visitantes. Por isso, antes de construir, é fundamental analisar qual tipo de escada deve ser construída, levando em conta o objetivo e a aparência.
Continue a leitura e confira as dicas que separamos para você construir escadas de concreto.
Como planejar?
As escadas de concreto são feitas a partir de uma armação preenchida com cimento, areia e pedra. O concreto, gerado dessa mistura, é o que dará a sustentação necessária para a escada.
Como primeiro passo, planeje cuidadosamente o projeto da sua escada. Analise todas as medidas e dimensões dos degraus e da escada inteira. Para começar, é necessário entender que a altura entre dois degraus é chamada de “espelho”. Já a largura do degrau é chamada de “piso”. Respeitando as Normas Brasileiras de construção, o espelho deve ter entre 16 e 18 centímetros, a fim de proporcionar conforto e segurança para o usuário. Já o piso costuma ter entre 28 e 32 centímetros. Esses são valores considerados ideais, mas podem variar conforme o espaço da obra. Com tudo, é importante buscar um arquiteto ou engenheiro, para que, com segurança, realize e cuide de todos os passos necessários. E claro, faça orçamentos com profissionais e em lojas de materiais de construção. Isso é importante para você não gastar mais do que necessário
Após isso, separe os materiais que serão utilizados para construir a escada. Os mais comuns são: Pá; Carrinho de mão; Forma de madeira; Martelo; Pregos; Betoneira; Ingredientes para o concreto (cimento, inertes, água, areia); Nivelador de concreto e também Espátula.
E, claro, monitore e acompanhe o andamento da obra. É muito importante observar todos os passos e utilizar materiais de qualidade comprovada.
Formatos de escadas
- Escada Reta
Considerada, no meio da construção, como o modelo mais seguro. Sua forma reta a torna simples, facilitando a construção.
- Escada em L
Formando um ângulo de 90 graus, esse modelo é mais utilizado em imóveis que necessitem de uma escada compacta.
- Escada em U
Possui dois lances ligados por um espaço e que seguem direções opostas, formando um desenho em “U”.
- Escada Caracol
Possui esse nome por se tratar de um modelo que lembra a concha do caracol. O que diferencia é a estrutura central, que possui um eixo que acopla todos os degraus. É ideal para ambientes compactos porque ocupa pouco espaço.
Gostou do tema? Aproveite para conferir os nossos outros conteúdos clicando aqui.