É fato que os materiais de construção são fundamentais para a facilitação, evolução e finalização da obra. E, claro, como toda a construção, os materiais também necessitam de cuidados especiais e a limpeza correta. Isso garante a durabilidade e que a sujeira e outros problemas não afetem o andamento da mesma
Por isso, preparamos algumas dicas de como você pode fazer a limpeza dos materiais corretamente e evitar problemas futuros. Continue a leitura!
Realize a manutenção e limpeza com frequência
Os maquinários e materiais utilizados na construção devem estar sempre limpos após a utilização. Essa higienização muda conforme o equipamento.
Saiba como deve ser a limpeza dos materiais e de outras áreas importantes:
- Betoneira
O primeiro passo é conferir se ela está desligada e desconectada da tomada para evitar choques elétricos e outros acidentes. Após cada utilização é ideal tirar o excesso de sujeira, das paredes e pás, utilizando uma mangueira com água. O ideal é não deixar o cimento secar. É fato que essa limpeza superficial não remove todos os resíduos presentes. Por isso, coloque um balde ou uma lata de brita limpa (não usada) com a mesma porção de água dentro da betoneira. Então, liga-se à máquina para misturar por alguns minutos. Além disso, armazene a mesma em local seco e protegido para evitar que enferruje.
- Ferramentas em geral
Todas aquelas ferramentas que possuem lâmina de aço, por exemplo: colher, talhadeira, enxada, pá e outras, devem estar sempre limpas e em local seco para evitar oxidação. Realize a limpeza após a utilização. Para esses instrumentos, é recomendável usar água e secar em local arejado.
- Restos de cimentos
Quando o assunto for resto de cimentos, utilize uma espátula e, com muita paciência, tente remover os resíduos. Algumas pessoas indicam a utilização de ácidos para remover o cimento dos pisos e das demais superfícies durante a limpeza pós-obra. Porém, é importante ressaltar que esses produtos podem prejudicar a saúde e, se empregados de maneira inadequada, podem danificar o chão.
- Limpeza geral dos ambientes
Recomendamos realizar a limpeza geral dos ambientes com água, um produto de higienização, pano e escova. Busque a limpeza de todos os espaços. Limpe os tetos e paredes, esses devem ser limpos de cima para baixo, já o chão deve ficar por último.
Não pule etapas e faça a limpeza
Diante deste cenário, quando a manutenção e limpeza não são realizadas, ou até mesmo realizada de uma forma incompleta, alguns danos podem ser causados e acabarem prejudicando a qualidade dos instrumentos e do andamento da obra. De fato, limpar os materiais e também o canteiro de obras é importante em uma construção. Além disso, pode garantir uma boa visão por parte do seu cliente.
Gostou deste artigo? Acompanhe o blog Concretizando e fique por dentro de todas as novidades! Confira os nossos últimos artigos: