Planejar uma reforma de casa é uma etapa essencial para evitar dor de cabeça para sua obra, além do mais, ajuda a economizar no orçamento. Acompanhe a seguir, um passo a passo prático para você seguir na reforma da casa.
Para morar em um ambiente agradável e que atenda as necessidades da família, se torna necessário passar por reformas e atualizações.
Diante disso, planejar uma reforma de casa auxilia na organização de todas as etapas e determinações necessárias para o melhor resultado possível, evitando também transtornos.
Planejar uma reforma de casa – Passo a passo para seguir
O primeiro passo para planejar uma reforma de casa é determinar todas as etapas do projeto para reformar a casa.
Sendo assim, para te ajudar a começar seu planejamento para reforma, listamos todos os passos a se considerar.
Avalie sua necessidade para reformar
Para o esboço do projeto de reforma da casa, faça uma avaliação de todos os cômodos que precisam passar por uma reforma.
Considere quebrar paredes para deixar os ambientes mais abertos, realizar a troca de revestimentos e atualizações na decoração interior.
A construção de escada, por exemplo, pode facilitar a mobilidade no ambiente entre os cômodos e trazer maior segurança para a sua família.
Faça a listagem de materiais
Na hora de planejar uma reforma de casa é primordial fazer uma listagem de materiais necessários para a reforma.
Com o projeto de reforma de cada ambiente, fica mais fácil começar a pesquisar todos os equipamentos, mão de obra e materiais indispensáveis para cada etapa.
Para reformas grandes, onde é necessário construir paredes e estruturas de alvenaria, conhecer os tipos de cimento que existem é uma ótima dica para escolher bons produtos para o seu projeto.
Se necessário, conte com a ajuda de um engenheiro, arquiteto e/ou pedreiro para fazer a listagem de materiais para sua reforma.
Por exemplo, na reforma de um banheiro onde o revestimento será trocado, determine o tipo de material resistente à umidade e que combine com a decoração do cômodo.
Contrate mão de obra especializada
Além da listagem de materiais para a reforma residencial, contrate mão de obra especializada.
Dependendo do tamanho da reforma, um engenheiro e arquiteto serão indispensáveis para a regularização da obra.
Peça indicação dos profissionais para amigos e pessoas de confiança, bem como, solicite em média três orçamentos com empresas e/ou profissionais antes de fechar negócio.
Em caso de obra grande, lembre-se de regularizar a obra junto à prefeitura da sua cidade, contratando uma empresa especializada e de confiança que segue todas as normas técnicas de uma construção.
Determine o orçamento para sua reforma
Essa é uma das etapas que mais pesa na hora de fazer uma reforma, por isso, determine o orçamento para a reforma da casa com base nas necessidades da família.
Faça uma lista de tudo que será reformado, desde os cômodos internos até os externos, se necessário.
Dessa maneira, anote tudo que será envolvido na reforma, seja a troca de revestimento, pequenos reparos, serviços de pintura e até a remoção de uma parede.
Não se esqueça de pesquisar os materiais essenciais para essa reforma, considerando a qualidade do produto, resistência e rendimento para a reforma.
O padrão Supremo oferece tipos de cimentos com alto rendimento para sua obra, além de secagem rápida e resistência que promovem confiança na hora de planejar uma reforma de casa.