Tipos de fundação na obra, entenda as diferenças - Supremo Secil Cimentos

Tipos de fundação na obra, entenda as diferenças

Hoje vamos falar sobre os tipos de fundação na obra. Sabemos que realizar todas as etapas da obra corretamente é fundamental para o resultado final. Pensar e planejar com cuidado cada passo na construção é o ideal para a aplicação e chegar ao objetivo final. Um dos principais pontos é a fundação. As fundações são responsáveis por distribuir o peso do imóvel para o solo de forma segura para que não ocorram problemas estruturais e de segurança.  O engenheiro deve estar sempre atento aos tipos de fundações e qual escolher para determinada obra. Isso porque o tipo de solo, tamanho e peso da construção interferem para que não ocorra rachaduras, instabilidades e até mesmo desabamento, além disso é imprescindível para manter a obra segura e com condições de utilização. Por isso, a escolha do tipo de fundação certa para a sua casa deve ser feita por um profissional da área.

Para você entender melhor esse assunto, preparamos um conteúdo especial para você. Continue lendo e compartilhe com os amigos.

Tipos de Fundação: entenda as diferenças

Os tipos de fundação na obra são classificadas de duas formas: as rasas e profundas. Nessas, ainda há outros tipos de fundações. Vamos explicar cada uma delas.

  • Fundações rasas

As fundações rasas possuem como característica principal a transferência de carga para o solo pela base. A profundidade de escavação, normalmente, é igual ou inferior a 3 metros. É comum que seja realizado de forma manual. Além disso, é mais utilizada em casa com no máximo dois pavimentos e que tenham boa resistência.

Com isso, podemos encontrar quatro tipos de fundações rasas:

Sapata isolada

É indicada para terrenos mais resistentes e com solo firme. A base em planta pode apresentar variedade de formas: quadrada, retangular, circular ou poligonal. Por ficarem isoladas, são interligadas pelo baldrame.

Sapata corrida

Esse tipo de fundação é mais utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. Caracterizada por ser uma estrutura contínua feita de concreto armado abaixo das paredes, tem o peso transferido pelas colunas e difundido para o solo.

Viga baldrame

É localizada abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. Distribui a carga da edificação e auxilia a travar as colunas da construção.

Radier

Recomendado para solos de baixa resistência, é uma fundação de grandes dimensões em planta que recebe, em média, 70% das cargas da construção. Configura-se como uma placa de concreto armado ou protendido localizado abaixo da construção, em contato direto com o solo. Entre suas vantagens está a economia de materiais e a rapidez na realização.

  • Fundação profunda 

Mais utilizada em construções que os solos superficiais são pouco eficazes ou possuem carregamentos horizontais maiores que o normal, comparando-se com os verticais. Essas fundações são mais comuns em casas que as estacas são do tipo broca, que são cilindros de concreto e aço, que enterrados ligam as fundações rasas com solos mais firmes. São tipos de fundações profundas:

Estaca

Podendo ser feitas de madeira, concreto, aço e outros materiais, possuem mais de 3 metros de profundidade, pois é necessário para conseguir a resistência necessária.

Caixões

Instalados por escavação interna, possuem forma prismática e são concretados na superfície do terreno. Além disso, podendo utilizar-se ou não de ar comprimido, dependendo do tipo de material.  

Tubulações

Indicadas em obras que possuem cargas elevadas, como por exemplo prédios de grande porte, viadutos e pontes. Nesse caso, há descida de pessoas para a sua construção para alargar a base, além de realizar a limpeza do fundo.

 

É importante salientar que informamos os principais tipos que são usados em construções. Isso não substitui a importância de contratar um engenheiro para planejar e dar andamento em sua construção.

Gostou dessa dica?! Então talvez você queira saber sobre a importância de respeitar os limites de tempo do concreto para sua aplicação, clique e confira 😉

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp