Conheça nossos Programas Socioambientais e Nossos Controles Ambientais
A Supremo Secil Cimentos comprometida com o desenvolvimento sustentável de suas atividades, possui um sistema de gestão ambiental e de responsabilidade social implementados, considerando todos os aspectos ambientais e socioeconômicos, legislações aplicáveis, buscando continuamente uma cidadania responsável nas nossas comunidades.
Comissão de acompanhamento Ambiental
A Comissão de Acompanhamento Ambiental é formado por integrantes da comunidade (moradores, comerciantes, educadores, vereadores, secretários e prefeitos) que se reúnem trimestralmente junto com representantes da Supremo Secil Cimentos, com o objetivo de conhecer as ações ambientais e sociais realizadas pela empresa, além de participar de diálogos abertos para questionamentos, reclamações e sugestões, objetivando a transparência entre a Supremo Secil Cimentos e as comunidades em que atuamos.
Comitê social
Trata-se de uma comissão interna composta por representantes de diferentes departamentos e unidades da Supremo Secil Cimentos, onde os membros se reúnem mensalmente com o propósito de avaliar e deliberar os pedidos de doações e de patrocínio solicitados pela comunidade, prefeituras e entidades sem fins lucrativos. A comissão tem como objetivo atuar no fomento de ações e projetos de responsabilidade social nas comunidades onde estão inseridas as unidades produtivas.
Projeto ECOAR
O Projeto ECOAR é um Programa de Educação Ambiental com objetivo de divulgar e promover a valorização do patrimônio ambiental local, com foco nas temáticas de espeleologia (estudo das cavernas naturais) e arqueologia. O projeto desenvolve multiplicadores no município de Adrianopolis- PR, pretendendo ao longo de 5 anos divulgar e promover para 9 Escolas Municipais e pelo menos 1.500 crianças, o cuidado com o meio ambiente e o conhecimento sobre os patronímicos arqueológicos: culturais, históricos, artísticos e ambientais, que são abundantes na região do Vale do Ribeira.
Casa das Cultura - Pedro Queiroz Pereira
A Casa da Cultura Pedro Queiroz Pereira é um espaço físico criado para ser utilizado pelos colaboradores e por toda a comunidade. No local, são promovidas atividades gratuitas de ensino, recreação, cultura, esporte e lazer, em um ambiente acolhedor. O principal objetivo é oferecer ao seu público atividades que complementem a sua rotina, ampliando o conhecimento, o bem-estar e o cuidado com o próximo, tudo através do trabalho voluntário e da boa ação.
Programa Portas Abertas
O Programa PORTAS ABERTAS é uma iniciativa na qual moradores, estudantes e familiares têm a possibilidade de conhecer e visitar as instalações e estruturas da fábrica, tendo como objetivo a aproximação da comunidade da empresa, para assim ampliar a rede de relacionamento, difundindo os programas ambientais, o processo de fabricação do cimento e da responsabilidade socioambiental da Supremo Secil Cimentos.
Aluno Supremo
O projeto Aluno Supremo é uma iniciativa da Supremo Secil Cimentos para incentivar os estudos de jovens do 3º ano do ensino médio das cidades de Ribeira/SP, Adrianópolis/PR e Pomerode/SC. No qual o aluno de cada município que alcança a maior média final é contemplado com a premiação de notebook visando a continuidade dos estudos, além de receber o título: ALUNO SUPREMO.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
A empresa possui Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos implantado nas suas unidades, visando a correta segregação e destinação final dos mesmos. Os planos são elaborados e executados seguindo a legislação ambiental e as normas técnicas vigentes, e estão alinhados com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, priorizando a não geração e a redução da geração de resíduos, e na sequência e reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Controle e Monitoramento de Emissões Atmosféricas pelas Chaminés
Para garantir a eficiência dos controles de emissões atmosféricas nas chaminés das fábricas, é realizado monitoramento 24 horas por dia, com analisadores online. Todas as informações são controladas e avaliadas pela equipe técnica do grupo. Periodicamente são realizados monitoramentos descontínuos por laboratório terceiro acreditado pelo INMETRO, visando comprovar atendimento aos limites da legislação e as condicionantes do licenciamento ambiental, de modo que não ocorra impacto para o meio ambiente e para à saúde.
Tratamento e Monitoramento de Efluentes Sanitário
Os efluentes sanitários gerados nas fábricas da Supremo são tratados nas respectivas ETE’s (estação de tratamento de efluentes). Periodicamente são realizadas análises para avaliar a eficácia do tratamento e o atendimento aos parâmetros de lançamento final, seguindo as legislações e requisitos legais aplicáveis.
Monitoramento de Águas Superficiais e Subterrâneas
Periodicamente são realizadas coletas e análises de águas superficiais (córregos e rios) e subterrâneas (poços de monitoramento perfurados na área das fábricas) visando avaliação de parâmetros físico-químicos e verificação da qualidade da água nos corpos hídricos superficiais, além do controle de qualidade da água subterrânea a montante e jusante das atividades industriais.
Controle de Emissão de Material Particulado
Com o objetivo de controlar a emissão de material particulado (poeira), as fábricas e centrais de concreto possuem filtros mangas nas saídas dos dutos e chaminés que apresentam uma excelente eficiência na contenção da emissão de poeiras. As fábricas possuem varredeira operando diariamente para manter as vias e pátios limpos, reduzindo a dispersão de poeira. As vias internas da fábrica e da mineração são umectadas diariamente, além das vias de acesso as unidades. Os caminhões ao sair da mina passam por um lava rodas, equipamento com mais de 400 bicos de jato de água que lava as rodas e chassis. Vale lembrar que o lava rodas opera em circuito fechado, ou seja, a água é reaproveitada.
Monitoramento da Qualidade do Ar
A qualidade do ar do entorno das instalações do grupo é monitorada periodicamente em pontos pré-definidos visando acompanhamento da qualidade e confirmação de que os resultados atendem aos limites da legislação e as condicionantes do licenciamento ambiental, de modo que não ocorra impacto para o meio ambiente e para à saúde.
Monitoramento de Fumaça Preta das Maquinas e Equipamentos
Com objetivo de controlar a emissão de fumaça preta, periodicamente os veículos e equipamentos a diesel são monitorados, atendendo a legislação ambiental. Este monitoramento atesta se os equipamentos estão aprovados para operação, segundo critério da medição de fumaça.
Monitoramento de Ruído de Entorno
Para avaliar o conforto acústico próximo as instalações do grupo, periodicamente é realizado o monitoramento do ruído nos períodos diurno e noturno em pontos pré-definidos no entorno das instalações, conforme a legislação ambiental.
Monitoramento de Fauna
A avaliação do comportamento da fauna no entorno da empresa é realizada por meio de monitoramentos periódicos dos grupos da fauna silvestre: mamíferos, aves, anfíbios e répteis. A partir desse acompanhamento é possível afirmar que as atividades desenvolvidas não estão prejudicando a fauna da região. Além disso, na unidade de Pomerode/SC é monitorado o grupo de macacos Bugio, que vivem em fragmentos florestais no entorno da fábrica, e que podem ser vistos com frequência pelos funcionários e visitantes.
Reaproveitamento de Água da Chuva
Em linha com as ações de sustentabilidade realizadas pela Supremo, a unidade de Pomerode/SC reaproveita a água da chuva e do processo industrial, para resfriamento de equipamentos e limpeza geral das fábricas.
Monitoramento Sismográfico
A empresa realiza o monitoramento sismográfico para avaliação de vibrações e ruídos em 100% dos desmontes de rocha realizados na mineração. Este monitoramento tem o intuito de controlar a atividade e manter os níveis de vibração e ruído dentro dos limites permitidos.
Comissão de acompanhamento Ambiental
Comitê social
Projeto ECOAR
Casa das Cultura - Pedro Queiroz Pereira
Programa Portas Abertas
Aluno Supremo
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Controle e Monitoramento de Emissões Atmosféricas pelas Chaminés
Tratamento e Monitoramento de Efluentes Sanitário
Monitoramento de Águas Superficiais e Subterrâneas
Controle de Emissão de Material Particulado
Monitoramento da Qualidade do Ar
Monitoramento de Fumaça Preta das Maquinas e Equipamentos
Monitoramento de Ruído de Entorno
Monitoramento de Fauna
Reaproveitamento de Água da Chuva
Monitoramento Sismográfico